domingo, 2 de novembro de 2014


Entrevista - Contexto: Estudos

Entrevistada: VHH, 40 anos, médica.

Tema: Estudos

1. Qual a importância do estudo em sua opinião?
O estudo muda a vida da pessoa, da sua visão de mundo, qualifica para sua atuação na sociedade, e também faz crescimento pessoal.

2. Na sua opinião, existe mais de uma forma de estudar?
Com certeza. Ler um livro é estudar, assistir um filme histórico é estudar, assistir um documentários científicos e ler sobre fatos históricos também é estudar. Conversar em um grupo sobre um determinado assunto é uma forma de estudo, e hoje em dia, muitas pessoas são autodidatas, buscam o assunto de interesse em livros, em filmes, na internet, e aprendem e constroem seu conhecimento absolutamente sozinhas. Além de tudo isso, claro, existem as escolas, que, frente à situação atual, com tanta variedade de acesso à informação, tem que estar sempre revendo sua maneira de estudar.

3. Que instituições de ensino você frequentou?
Frequentei o Onofre Pires até o segundo ano fundamental, depois estudei no Colégio Santa Teresa Verzeri até completar o segundo grau, depois fui para a faculdade UFSM em Santa Maria.

4. Que diferença você vê nas escolas de hoje e de vinte anos atrás?
Na época em que cursei o ensino fundamental, as professoras eram personalidades conhecidas e respeitadas em toda a cidade, cobravam os temas e as pesquisas exigidas, o respeito em sala de aula era maior, o conteúdo era cobrado em testes e provas. Tenho a impressão de que a escola era mais exigente no passado. Na sétima série, tínhamos aula de redação uma tarde por semana, e a produção de textos era bem intensa; guardo até hoje o meu caderno como recordação.

5. Havia alguma matéria considerada muito difícil na época em que você frequentou a escola?
Sim, a maioria dos colegas tinha dificuldade com física de química, e era muito comum a busca por aulas particulares dessas matérias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário