sábado, 20 de setembro de 2014

VEJA - 09/08/2014 - 08:38

 Meio ambiente

Em 16 anos, poluição do ar matará até 256 mil pessoas em São Paulo

A concentração de material particulado no ar ainda provocará a internação de 1 milhão de pessoas, segundo pesquisa

Poluição atmosférica em São Paulo: os automóveis são os maiores vilões
Poluição atmosférica em São Paulo: os automóveis são os maiores vilões (Stockbyte/VEJA)
Os resultados indicam que, no atual cenário, a poluição pode matar até seis vezes mais do que a Aids ou três vezes mais do que acidentes de trânsito e câncer de mama. A população de risco, ou seja, as pessoas que já sofrem com doenças circulatórias, respiratórias e do coração, serão as mais afetadas, assim como crianças com menos de 5 anos que têm infecção nas vias aéreas ou pneumonia.
Entre as causas mais prováveis de mortes provocadas pela poluição, o câncer poderá ser o responsável por quase 30 mil casos até 2030 em todos os municípios de São Paulo. Asma, bronquite e outras doenças respiratórias extremamente agravadas pela poluição podem representar outros 93 mil óbitos, já contando a estimativa de crianças atingidas no período.
Doutora em Patologia pela Faculdade de Medicina da USP e uma das autoras da pesquisa, Evangelina Vormittag afirma que a magnitude dos resultados obtidos pela projeção, que tem como base dados de 2011, comprova a necessidade de o poder público implementar medidas mais rigorosas para o controle da poluição do ar.
Nessa lista estão formas alternativas de energia, incentivo ao transporte não poluente, como bicicleta e ônibus elétrico, redução do número de carros em circulação e obrigatoriedade de veículos a diesel utilizarem filtros em seus escapamentos.



http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/em-16-anos-poluicao-do-ar-matara-ate-256-mil-em-sp

Um comentário:

  1. A poluição do ar resulta doe vários tipos e de quantidades de poluentes. É comum nas grandes cidades e afeta, não somente o homem, mas também todo o ecossistema e a vida que há nele. Os poluentes do ar são os diferentes tipos de gases tóxicos e partículas sólidas e suas principais fontes de poluição do ar são a queima do lixo, as indústrias e os carros, motos e aviões. Porém não há como nós pararmos de usar-los da noite pro dia, deve ser gradualmente e sempre visando outro jeito de combater a poluição, Na cidade de São Paulo milhares de carros e de fábricas, andam e funcionam, respectivamente, liberam gases tóxicos todos os dias em meio a tudo isso São Paulo tem 60 km de ciclovia e em 2016 a estimativa é de 400 km, carros e ônibus eletros são um futuro não muito distante e que deve ser alcançado o quanto antes possível, pois devemos e logo começar a combater esses números que assustam a cidade de São Paulo.

    Gabriel

    ResponderExcluir