terça-feira, 30 de setembro de 2014


Camada Protetora


A Ozonosfera, camada constituída de uma substância chamada ozônio (O3), está em sua maior parte localizada na estratosfera, entre 15 km e 35 km de altura. Seus gases rarefeitos são o que protegem o nosso planeta da radiação infravermelha solar e de radiações e partículas nocivas, e sem ela, a vida na  Terra provavelmente seria extinta.
Tal camada protetora está em um processo de destruição, devido aos gases emitidos no solo. O aquecimento global é provavelmente inevitável devido aos gases vulcânicos que existem desde os primórdios terrestres, mas a humanidade, com seus equipamentos refrigeradores e fábricas de produção em massa, emite gases muito mais poluentes, que aceleram o processo de destruição radicalmente.
Acordos internacionais já foram, e mais estão sendo criados em busca de tentar recuperar as partes já perdidas de nossa camada protetora, mas receio que seja algo irreversível. Porém, existem medidas que podem retardar a degradação da camada de ozônio, e a maioria delas consiste em observar atentamente os nossos aparelhos de refrigeração e trocar os filtros constantemente, assim como em hipótese nenhuma, liberar CFC (clorofluorcarboneto) na atmosfera, pois essa substância é a principal ameaça à nossa guardiã, nosso escudo protetor.

Felipe

Nenhum comentário:

Postar um comentário